Destaques

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

É pessoal, hoje a postagem  abrange algo muito preocupante para a maioria dos desenhistas, bem acho que boa parte já entendeu o recado através do titulo dessa postagem, sim , creio que cerca de 75% dos desenhista de mangá não são contentes com seu traço, sendo que 80% dos que sobram apenas não buscam um bom traço, ai sobra um restinho que esta contente com seu traço por ter batalhado arduamente treinando para adquiri-lo, mas o ponto não é apenas satisfação pessoal ou não o ponto é:


Até onde posso ser exigente comigo mesmo?


Esse problema não exerce efeito apenas para mangakas( ou aprendizes de mangaka), ele também afeta , escritores, pintores, músicos e até profissionais fora do mundo artístico. O fato é, que devemos sim ter um senso auto critico, quer dizer, devemos saber quando estamos evoluindo ou quando fizemos algo menor do que realmente conseguirmos fazer se capricharmos mais,  mas existem pessoas que privam totalmente sua criatividade por ter um senso critico totalmente exigente, agora eu pergunto:
Como solucionamos isso?
A resposta é que, não existe cura para isso! Tenho um amigo que não quero mencionar o nome, ele é extremamente perfeccionista e por causa disso enche seu mangá com detalhes minuciosos que só podem ser vistos em qualidade extrema de sua obra e que as vezes servem de poluição visual, pois muitas vezes o desenho precisa de algo bem simples!
Sim, sim alguns mangás vem de uma origem bem acadêmica, mas mesmo nos mais complicados como Vagabond , death note, mpd psycho, mesmo esses que tem um aspecto bastante real, mesmo nesses vemos um bom equilíbrio de contrastes, conseguimos achar descansos onde o branco se sobre-sai mais, mas não é disso que quero falar nessa postagem.
Em outro extremo temos as pessoas que não possuem um bom senso auto critico, são aquelas pessoas que sempre acham que o desenho esta super perfeito, sendo que na verdade esta apenas iludida por um conformismo fruto de um olho destreinado para a percepção artistica.
Tanto num caso como o outro encontraremos um  bloqueio artístico, no qual o mundo do mangá ira filtrar os que chegaram a ser profissionais e os que não serão.
Não há erro nenhum em não ter percepção artística, mas o problema é:
E se esse é meu sonho, como faço para me curar desse mal?????
Tanto o perfeccionismo, quanto a falta de percepção podem ser corrigidos com treinos bem severos( eu estava brincando em relação não ter cura), esses treinos foram lembrados por mim quando estava em meu quarto lendo a obra escrita de minha namorada, sim ela é escritora, e assim como eu ela percorre o árduo caminho de um aprendiz.
Entre paginas e paginas de sua obra impressa, eu comecei a ver que existia alguns erros de concordância, e algumas partes não eram descritas de modo profundo como deveria ser, foi ai que eu falei para ela: “Amor, você precisa dar umas revisadinhas...”
Sabe o que ela disse?
“ Ahh Kaji , eu já estou revendo e estou concertando tudo isso e acionando as descrições que tem que ser adicionadas”( claro que não são as palavras exatas)
Mas no momento em que ouvi isso, achei genial, era algo que eu sempre fiz e nunca pensei em concretizá-la como conceito!


A revisão de uma obra serve como a lapidação de uma jóia!
Tanto em roteiro como em desenho, um mangaká deve estar disposto a revisar sua obra quantas vezes precisar... Calma ai, mas isso não soluciona o problema de perfeccionismo!
Sim, sim! A pessoa que não possui muita percepção artística poderá revisar sua obra assim melhorando-a cada vez mais, isso ira motivá-la  a evoluir mais e mais, mas e o perfeccionista?
Uma dica muito importante é levar em consideração a beleza artística da obra e não como uma apresentação de ginástica olímpica na qual deve-se conseguir perfeição , devemos considerar opinião de outros artistas também, tanto a pessoa Sem percepção quanto o perfeccionista devem ter algo bem fixo em suas mentes:
Sou um eterno aprendiz!
Revisar sua arte sempre fará bem !!! Para os de nível muito baixo, procurem opinião de amigos confiáveis que vão  lhe dar uma opinião fundada , possível artistas e o importante é sempre revisar sua arte.
Para o perfeccionista a revisão também servirá, porém sempre tente desenhar seu desenho em três níveis:
  • ·         Detalhado
  • ·         Mediamente detalhado
  • ·         Simples

Isso o ajudará a visualizar a forma mais rápida e mais bonita de fazer seu trabalho, não devemos também esquecer, que ser um mangaká  é uma profissão que abrange bastante produção, por isso temos que nos preparar para desenhar muitas paginas por dia e dezenas por semana, se levarmos em consideração revisões em paginas em nosso mangá semanalmente, eu “chutaria” que um artista profissional na área , faria em média umas 30 paginas para no final aproveitar em seu mangá apenas 24. Isso faz parte de um caprichon artístico, mas não pode bloquear nossa mente para a produção.
Bem espero que tenham gostado! Eu realmente já sofri muito por não ter muita percepção, e hoje sofro um pouco com o perfeccionismo, a dica que dou é uma frase que esse meu amigo que citei em cima me disse uma vez.
“ O mangá em tradução significa arte sem limites, então se ficar bonito, não importa se está errado, pois isso é mangá”


para terminar minha postagem, como de costume vou mostrar-lhes algumas paginas teste de meu projeto atual



Até mais pessoal!

- Copyright © Diário Mangaka - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -