Destaques

quarta-feira, 22 de setembro de 2010






Muito se diz sobre desenhar mangá, geralmente quando comentamos de um mangá a primeira coisa que vem na cabeça, são os olhos do personagem, a cor do cabelo, a roupa, o sorriso e vários outros atributos visuais que lembramos logo de cara quando falamos de mangá.
Bem, o lance não pode ficar restrito só nisso não pessoal! Um mangá tem uma coisa muito importante  que não é apenas o desenho, nem só o roteiro, mas sim o principal em um mangá, aquilo que ministra tudo quando tratamos de uma história envolvente,aquilo que vai cativar certo tipo de leitor, aquilo que vai ambientar a historia em algum gênero, sendo ela humor, ação, comédia ou qualquer outro gênero, nos chamamos esse ponto muito importante de:
Conceito
Sim meus caros! Estava eu hoje em mais um de meus dias de treino no mangá, e percebi que era muito importante bolar os conceitos de uma historia, poxa, queria saber quais eram minhas armas para contagiar os leitores, queria saber qual parte vão lembrar primeiro quando falarem de minha história. Tudo isso não pode ser por acaso, devemos entender como funciona a mente do leitor, e dar o que ele gosta, mas para isso ele vai ter que lutar ( ler ) muito para conseguir o que quer!
Agora vamos falar sobre algo que vai ajudar a bolar o conceito de sua historia, vocês podem achar estranho, mas o melhor jeito de se bolar o conceito de uma história, é....
Provocando uma tempestade mental (brain storm)!!!!!
O que significa por alguns momentos escrever tudo aquilo que vier a mente, sim é isso mesmo! O melhor jeito de bolar um conceito sobre uma história é escrever todas idéias, sendo elas sobre personalidades de personagens, ambientes , cenários, cenas , tudo!  Isso vai te ajudar a visualizar como a sua historia se desenvolve em sua mente, ai depois disso tudo você fará um filtro, e ligará as idéias umas as outras, e dispensará as que não se encaixam!!!
Depois que tiver uma historia parcialmente estruturada e com personagens pré-definidos, você já pode ir pensando em que gênero ela se encaixa melhor!
Depois de ter provocado a tempestade mental, na qual sua criatividade não será privada de nada e sua obra vai ter um aspecto bem original depois das idéias serem organizadas, ter decidido o gênero e já possuir um ponto de partida, vocês poderão ir para ultima etapa em uma criação de conceito de um mangá, eu chamo essa etapa de:


Hora Pesquisar!


Engraçado o titulo não? Bem, mas ele é muito importante, pois com ele se aprende uma coisa muito importante para todos que pretender escrever e desenhar mangás:
“é muito importante usar referencias para sua historia”
Eu atualmente estou bolando uma história e para que ela funcione de um jeito bem convincente eu já fiz o brain storm( há 5 anos atrás), já organizei as idéias(milhares de vezes) e agora estou na etapa de referencias, o que é essa etapa ?
Bem a etapa de referencia vai desde você pesquisar bons desenhistas até você assistir bons filmes. Já que você já decidiu o conceito de sua historia o publico alvo ou pelo menos a idéia desse mangá, agora é hora de assistir filmes do gênero , ler histórias em mangá ou livro que te chamem atenção e que tenham a ver com sua idéia, pesquisar desenhistas que dão a sensação e arte parecida com o tipo de historia na qual seu mangá irá pertencer também vale!!!!
Eu estou assistindo alguns filmes antigos! Uma amiga minha (kari) me sugeriu umas obras conforme a idéia que meu mangá possuirá, se quiserem dar uma olhada vou passar a lista de minhas referencias para meu projeto, e do lado vou colocar o que mais ou menos vou adquirir com a pesquisa:
- Mad Max (filme)------ a ambientação pós apocalíptica
-O vingador do futuro(filme)----o ambiente futurista
-hokuto no Ken ( mangá e anime)----- a ambientação pos apocalíptica em desenho
-code geass ( mangá e anime)--------algumas idéias sobre governo em decadência pós guerra
- Takeshi obata ( mangaka de death note)--- o traço é muito bom, o que mais gosto é de sua habilidade com contraste de preto e branco
- the warriors ( filme  )-------conceito de gangues
-nausica (anime movie)-------naves futuristas a base de maquinarios
-eyeshield ( mangá e anime)----- perspective e dinâmica


Bem pessoal, ai está minha primeira reflexão sobre um dia de luta! Espero que tenham aproveitado algo de minhas idéias, vou deixar agora no final para vocês o desenho que fiz hoje com base nas roupas de “Mel Gibson” no filme Mad Max( 1979), até mais !
aqui está o desenho que fiz de meu personagem.
aqui está a referência que usei para roupa!


- Copyright © Diário Mangaka - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -