Destaques

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Oi pessoal! Faz um bom tempo que não posto aqui no “diário mangaka”. A razão pelo meu sumiço temporário, é a edição de um site bonito que estou projetando, no qual vou colocar mangás de artistas independentes assim como eu.
Mas isso não vem ao caso, já que eu estava parado, sem tempo para desenhar , o motivo pelo qual retorno aqui para o blog não é outro a não ser ,porquê .....
“EU desenhei!!!”
Sim , sim ! não  quero desanimar alguns leitores meus , mas acabei cancelando um de meus títulos , o pet cemetery ( no qual era o único que eu me empenhava).
O projeto que tenho treinado para tentar alguma publicação, em alguma editora por enquanto é meio indefinido.
Certo !  Toda essa falta de tempo , a desistência de minha serie independente por motivos de auto-estima artística,e minha indecisão para com temas de historia e roteiro, mês fez tomar decisões drásticas em meus próximos passos como aspirante a mangaka!
Estou atualmente treinando mais minha parte visual ( desenho ) , e percebi que sempre acabei treinando mais rostos e mãos, deixando todo o resto de lado.
Mesmo sendo tão indiciplinado com meus treinos , eu consigo arriscar bons rabiscos de personagem  em corpo inteiro.
Mas algo que realmente estava pensando esses dias e que me assutou muito quando finalmente percebi....
“caraça! Temque ter cenário também uma história!”
Alias, o cenário eu diria que é responsável em 50% da conquista visual de um mangá bom!!!
Por que ??? 
Bem vou mostrar um lance aqui bem objetivo




Apesar de gostar muito da obra de yoshihiro togashi e admitir que a cena que escolhi do mangá dele é algo bem simples , se comparado com a cena de air gear a esquerda.
Podemos ver nitidamente um exímio indicutivel pelos detalhes do cenário em air gear.
O que deixa a ambientação bastante urbana e compreensível, apesar dos ângulos não demonstrarem um aspecto tão panorâmico, pelo contrário estão completamente focados no personagem e dinâmica, enquanto na pagina de yoshihiro encontramos um ângulo aberto o suficiente para dar uma ambientação de cenário completa, porém isso não acontece devido a falta de detalhes.

Não estou dizendo que para você ser um desenhista ( mangaka) super reconhecido, é preciso fazer cenários super caprichados e detalhados.
Alguém já ouviu falar do “mestre do relaxo” , pois bem é assim que yoshihiro togashi é conhecido por alguns amigos da área do mangá, mesmo sendo tão relaxado ele é bastante reconhecido e me arrisco a dizer que está entre os 10 mangás mais conhecidos aqui no Brasil.
Mas esse fato ocorre devido a sua espetacular forma de narrar uma historia.Porém não estamos falando de roteiro nessa postagem, ou estamos ?
Ai vai mais outra comparação de como o cenário bem feito pode dar um aspecto  mais claro em questões do ambiente da historia.






Aqui temos dois grandes mestres do mangá shounen. Na esquerda temos Hiroyuki Takei numa cena da shaman king , onde ele demonstra um cenário extremamente bem feito e com uma visão técnica incrível nos contrastes de preto.


Na direita encontramos pagina da obra Dragon Ball do grande Akira touriyama, que mesmo estando em umnivel técnico muito abaixo da maioria dos cenários apresentados em mangás do gênero, consegue transmitir formas únicas arredondadas e uma incrivel demonstração de personalidade em seus cenários , ficando apenas no convencional, Akira toriyama cria bastante em questão de ambientação, assim deixando a sua historia com o mundo que gostaria de ver.


Sendo você um desenhista que gosta de cenários “ferrados”, com super detalhes reais, ou aquele que gosta de criar construções novas e formas mais arredondadas procurando fugir um pouco da régua, ambos os caminhos vão lhe exigir um treino bem serio de dois quisitos básicos para um bom desenho técnico.


“Perspectiva , percepção!”


Explicando os dois “P”s , eu creio que ninguém consegue desenhar apenas estudando técnicas, como ninguém consegue desenhar apenas desenhando sem saber o que faz , o bom desenhista é aquele que se apóia na técnica para sempre evoluir, e que larga dela as vezes , para agradar a si mesmo.


Para se fazer um cenário é preciso conhecimento nos 3 pontos de fuga básicos, mas nem tudo você poderá se guiar nesses 3 pontos, ou guiar pela régua,esquadro ou gabarito.


Você precisará de persepção!!


Então para aqueles que não gostam de copiar! Tirem o cavalinho da chuva se acham que vão chegar em algum lugar assim, é preciso copiar, para adquirir sua personalidade em traço. Mesmo nos cenários.


Resumindo tudo que disse hoje, estou treinando cenários , e já comecei copiando um que vi em uma cena de um mangá que não li ainda , air gear.





Também por falta de tempo e por extrema crise de auto estima artística, estou tomando decisões para a melhoria de meus trabalhos, então estou tentando criar algum one-shot pequeno para que eu possa dar o melhor de meu traço nele.


Estou também procurando roteiros que me façam querer desenhar, claro que não escritos por mim.


Estou em uma fase que preciso sentir que meu traço pode chegar em alguma editora.


Ai vai um layout que fiz hoje de uma historia que quero escrever.


- Copyright © Diário Mangaka - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -