Destaques

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

E ai pessoal, tudo em cima ? Bem hoje falaremos de algo que me acompanha a um bom tempo!
O sonho de ser um mangaka!
O sonho de ser mangaka me acompanha desde meus 11 anos, há 10 anos atrás, eu desenhava muito antes disso, mas foi nessa época que quase por engano eu comprei uma revista antiga chamada “ desenhe e publique”, essa revista trazia mangas nacionais e foi assim que me apaixonei pelo mundo do mangá.
Mais tarde soube que os mangás não vem do Brasil, os mangás viam de um pais no outro lado do mundo chamado “Japão”, e eu já curtia sem saber muitas obras do gênero em forma de animação, como por exemplo , Cavaleiros do zodíaco, yuyu hakusho , geno ciber, Akira, entre outros.
Pois bem não é do meu sonho que vamos falar( apenas) , mas sim de todos que compartilham comigo a “dádiva divina” de contar historias, para mim não há coisa mais mágica do que um contador de historias, e se for ver bem por um lado místico, somos contadores de historia de uma época moderna, porém ninguém aqui é “Deus” ninguém consegue inventar algo do nada, como já havia dito em postagens anteriores:
“o Desenhista e roteirista sempre precisara de uma referencia!”
E venho aqui dizer que não basta apenas assistir filmes, ler livros, ou até se entupir de mangás e historias em quadrinhos diversas. Você não será um bom mangaka se apoiando nas experiências alheias! Não existe isso!
Todo escritor que produz historias precisa antes conhecer o mundo! Como dizia o mestre dos mestres Akira toriyama :
“ o mangá não se trata apenas de escrever historias ou desenhar, passar morais ou estudar culturas, o mangá acima de tudo serve para retratar o ser humano !”
Não apenas o ser humano ( sim você pode retratar maquinas ou animais), mas quando o mestre Akira disse, ser humano , ele quis dizer o sentimento humano que vai estar presente em todos personagens de sua historia, sendo ele , mal, bom , engraçado , sínico, pervertido , etc.
Estava esses dias conversando com minha namorada, e discutindo juntos  nossas obras em produção, foi ai que ela disse que estava aprendendo muito para passar para sua historia, já que sua historia abrange um bocado de fé e provações, ela estava tentando ter fé e passar pelas provações da vida dela , para daí transpor isso em sua história.
Não estou querendo dizer que você precisa viver tudo aquilo que o seu personagem ira viver na historia, se o personagem vai voar você terá que voar, não, não, mas você precisará conhecer os sentimentos humanos, precisará senti-los na pele muito deles.
Não estou querendo dizer também que se você não perdeu um ente querido, então a morte do ente querido em sua historia não será impactante. Ela será impactante, porém aquele que já conhece o sentimento e a tristeza de perder alguém, sendo para a morte ,ou por distancia , ou por qualquer outra coisa, essa pessoa sim poderá dizer melhor sobre esse sentimento.
“então eu devo fazer historia que abranjam os sentimentos que eu mais conheço??”
Exato!!!! Você é uma pessoa que vê o lado belo da vida, você eh positivo, tem uma visão mais otimista dos seus problemas. Sua historia trará muitas complicações, mas será uma historia sobre superar os problemas.
“É preciso viver, mesmo que você tenha um sonho como mangaka. A sua vida não pode se resumir em mangá, se não, o seu mangá não terá nem um pouco da vida.”
As dicas para ser um bom mangaka são nesses quesitos, são:

·         Comer bem
·         Ter amigos e dar valor a eles
·         Procurar sair para vários lugares
·         Quanto mais tranqüilidade você experimentar melhor
·         Usar pessoas de sua vida como referencia em personagens
·         Usar seus sentimentos para formar a historia


Talves muita gente ache isso inútil, mas faz uma enorme diferença escrever sobre algo que conhecemos, algo que faz parte de nos , algo que ao botarmos no papel, será real. E como ser real, é simples , basta o fato de você viver.
Eu estou aprendendo muito com o mangá, leio historias e nelas consigo ver um pouco do autor que está por trás, essa magia do mangá é o que faz as pessoas gostarem tanto dele.
Por ultimo vou deixar um desenho aleatório meu aqui. Até mais pessoal!

- Copyright © Diário Mangaka - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -